Mikrotik Brasil - Índice do Fórum Mikrotik Brasil
Routers and Wirelless

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

RB600 Reniciando com XR5

Novo Tópico   Responder Mensagem    Mikrotik Brasil - Índice do Fórum -> Wireless em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Tulio

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 9:55 am    Assunto: RB600 Reniciando com XR5 Responder com Citação

Ola pessoal precisava de uma ajuda ,estou utilizando 2 RB600A e 4 XR5 (Ponto A >1 RB600A 2 XR5 - Ponto B >1 RB600A 2 XR5) sendo que quando associam as RB's reniciam de tempo em tempo tanto o ponto A quanto o ponto B. Já fiz varios testes com fontes de alimentação mas não obtive solução. Também fiz testes com a versão do MKT sem sucesso ,não sei mais o que fazer se alguem tiver uma ideia.

Desde ja OBRIGADO.

Editado pela última vez por Tulio em Qui Set 03, 2009 1:10 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
moisesilva

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 10:21 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Tulio!

Também estava tendo este mesmo problema.
Também perdi vários dias testando inúmeras fontes de alimentação e nenhuma resolveu. Atualizei o sistema várias vezes, testando inclusive versões diferentes e nada.
A solução que encontrei foi atualizando o firmware da RB.
Esta atualização pode ser feita via terminal fazendo os seguintes passos:

#/system routerboard print

comando utilizado para verificar qual a versão do firmware que vc está utilizando e se há alguma atualização.
Pra mim aqui estava aparecendo as seguintes informações:

routerboard: yes
model: "600A"
serial-number: "XXXXXXXXXXXXX"
current-firmware: "2.18"
upgrade-firmware: "2.20"

Depois digite os seguintes comandos:
#/system routerboard upgrade
confirme com "y"

#/system reboot
confirme com "y"

Quando o sistema voltar, digite o comando "/system routerboard print" apenas para confirmar se deu certo a atualização.

ATENÇÃO: No meu caso, o problema só foi solucionado utilizando o firmware 2.20, que pode ser obtido através do link a seguir:

http://www.routerboard.com/pricelist/download_file.php?file_id=90

Espero que te ajude e se tiver mais alguma dúvida ou problemas na hora de atualizar o firmware, poste aqui.

Abraço!
Tulio

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 11:07 am    Assunto: Responder com Citação

Ola Moises,

Obrigado pela solução fiz como você postou e pinba funfou uma beleza. Mas uma dúvida utilizei aqui fonte de pc qual fonte vc utilizou?

Obrigado...

Editado pela última vez por Tulio em Qui Set 03, 2009 1:13 pm, num total de 1 vez
moisesilva

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Que bom cara!

Fico feliz que minha dica tenha te ajudado!

Mas então cara, respondendo a sua pergunta, como falei testei um punhado de fontes. Várias mesmo. Enquanto eu estava testando apenas alimentação, a forma como obtive melhor resultado foi ligando a RB direto em uma bateria específica para no-break, que gera uma saída de 29V e 24A.
Entretanto, após descobrir que o problema era o firmware da RB, voltei a realizar alguns testes com as fontes que eu já havia testado e consegui obter uma performance satisfatória utilizando uma fonte da DVE, estabilizada, com saída tipo POE de 24V e 1,2A. No final, optei por utilizar esta fonte pois, além de garantir uma ótima performance, é estabilizada e possui um ótimo custo x benefício, além do que ajuda a otimizar o espaço, já que ela é relativamente pequena em vista das outras.

Só uma observação. As melhores performances, obtive com esta fonte da DVE e ligando diretamente na bateria. Fiz os testes usando uma RB600A e os resultados foram os seguintes:

1ª situação - Com 4 cartões XR5 associados, notei que a RB parou de reiniciar, entretanto um dos links fica associando e desassociando constantemente, enquanto os demais continuam associados numa boa.

2ª situação - Com 4 carões XR2 associados, notei o mesmo comportamento da 1ª situação (com 4 XR5).

3ª situação - Com 3 cartões XR5 asscociados mais 1 cartão CM9 também associado, notei que a RB não reiniciou e os 4 links ficaram associados perfeitamente sem nenhuma interrupção.

4ª situação - Com 3 cartões XR2 associados mais um Engenius também associado, notei o mesmo comporatmento da 3ª situação.

Detalhes:
- De acordo com os testes, o que fez a RB parar de reiniciar, foi a aualização do firmware, e não o tipo de fonte.

- As 4 situações acima foram testadas com os dois tipos de alimentação citados acima.

- Nas situações 1 e 2, onde percebi que um dos cartões ficava associando e desassociando, notei que isto acontecia com o último cartão, o que estava ligado no slot 4.

Por agora acho que é só isso... se caso eu lembrar de mais algum detalhe eu posto aqui!

Abraço!
Tulio

MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola Moises,

Vou adquirir fontes dessa ai que você utilizou pois ela tem mais qualidade de energia do que uma de pc.

Venho tambem dizer que postei em um forum da Under Linux o que vc havia postado aqui e tambem resolveu o problema de um cara lá.

OBSERVAÇÂO:Ele usou uma fonte comum de 48V 0.9ma com 2 XR5 e disse que ficou exelente apos seguir os passos de atualização do firmware da RB.

OBRIGADO PELA FORÇA.
Tulio

MensagemEnviada: Sáb Set 05, 2009 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

Ai fiz testes com essa fonte ficou exelente aqui resolvido meu problema ,fexei um link de 47KM trafegando 66Mbps .

Obrigado.
wimax2

MensagemEnviada: Qui Dez 31, 2009 9:11 am    Assunto: Responder com Citação

com que cartão voc pasou 66Mbps .
ronaldoo

MensagemEnviada: Seg Jan 04, 2010 8:39 am    Assunto: Responder com Citação

Tulio escreveu:
Ai fiz testes com essa fonte ficou exelente aqui resolvido meu problema ,fexei um link de 47KM trafegando 66Mbps .

Obrigado.

Half-duplex?
Tulio

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 9:06 am    Assunto: Responder com Citação

Ronaldo escreveu:
half-duplex?

Olha em Duplex 33MBPS...Despulpa a demora para responder pois fiquei um tempo em off.
Tulio

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 9:08 am    Assunto: Responder com Citação

Wimax2 ,eu utilizei o cartão XR5 da UBIQUIT como citado acima.
ronaldoo

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 9:34 am    Assunto: Responder com Citação

Tulio escreveu:
Ronaldo escreveu:
half-duplex?

Olha em Duplex 33MBPS...Despulpa a demora para responder pois fiquei um tempo em off.

Ah tá, beleza, valeu pelo feedback! Wink Abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Mikrotik Brasil - Índice do Fórum -> Wireless em Geral Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.